domingo, 4 de janeiro de 2026

Almoço

 Illusion Idelma Santana (Spotfy)

 

      São exatamente: 14:43. Acabei de tomar um café, estou embaixo das cobertas, acordei agorinha do cochilo do almoço. Pensei que nem ia dormir, estava sem sono, dormi bem a madrugada toda. Acordei ás 6:55, olhei as horas e voltei a dormir, por volta de sete e pouco eu levantei. 

       Devo ter dormido uns quarenta minutos. Quando deitei olhei as horas era 13:03, eu tinha acabado de chegar da casa de manhinha. Eles almoçam cedo. Meu irmão entra meio dia no trabalho aos domingos, minha mãe não come nada antes do almoço e é diabética, meu pai também não faz um lanchinho antes do almoço. Meio dia eles almoçam. Tive que almoçar cedo. Eu só almoço depois dás 13:00 horas. Tomo outro café da manhã por volta dás 10:00h. 

      Quando voltei do almoço, o mesmo morador de rua que estava quando desci, me pediu dinheiro para comprar almoço, pela cara dele, estava faminto. Subi fiz uma marmita, esquentei no micro ondas, peguei uma colher descartável e levei para ele. Me doeu vê-lo com fome.

      Me lembrei quando eu tinha 13 anos, ficava o dia inteiro na escola sem comer nada, o dia que o lanche era canja, eu não conseguia comer. Não tinha o que levar, nem dinheiro, meu pai só ganhava um salário mínimo. Os irmãos dele eram todos bem de vida, só meu pai que não estudou, trabalhava para colocar comida em casa. Eles apareciam aos domingos para ver a nossa pobreza, mas não traziam nada! Nem roupa velha, nada!

       Minha mãe ainda tinha que fazer café para eles, eu odiava quando eles apareciam. São mesquinhos, racistas e esnobes. Uma vez fui ver minha avó por parte de pai e passei na casa de uma tia. Tinha um monte de sacos de roupa que ela ganhou para doar. Pedi umas roupas, ela disse NÃO. Depois ficou com dó e deixou eu pegar só uma peça. Peguei um blusão que eu amei!

       Por isso não comemoro natal, venho de família de gente ruim. Tanto do lado do meu pai, quando do lado da minha mãe. O fato de não ter tido condições de ter ceia, presentes, quando eu era criança, adolescente, eu não criei costume de ter natal. O tempo foi passando, e o natal para mim se tornou um dia como outro qualquer.  

        

       

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faxina

      São exatamente: 17:45. Não precisei ir para o mercado. Minha mãe resolveu fazer uma faxina daquelas aqui. Lavou as paredes do banheiro...